Quais os benefícios do Colágeno?
O colágeno é uma proteína essencial para muitas partes do nosso corpo, ele está presente em nossos tecidos, desde pele, cabelo, unhas, músculos, tendões, cartilagens até as paredes dos vasos sanguíneos.
A falta de colágeno provoca desde envelhecimento da pele e flacidez até enfraquecimento muscular, problemas nas cartilagens, tendões e ossos. A deficiência de colágeno está ligada a doenças como a osteoporose, artrite e artrose. Os casos mais graves podem envolver a flacidez dos vasos sanguíneos causando problemas cardíacos e de circulação.
A ingestão de colágeno diariamente evita a deficiência desta proteína, mantendo a flexibilidade e aspecto da pele; cabelos e unhas mais fortes; mantém os músculos em dia e ajudam na prevenção e tratamento de osteoporose, artrite e artrose.
Além disso, outro benefício do colágeno é para a saúde em geral, já que algumas versões possuem fibras, ajudando a regular o funcionamento do intestino e proporcionando sensação de saciedade, auxiliando em processos de emagrecimento.
O consumo regular de gelatina e/ou colágeno hidrolisado ajuda na formação do tecido humano, isso faz com que ele colabore na cicatrização e regeneração dos tecidos. No caso das unhas e cabelos, o colágeno forma uma matriz onde os minerais se fixam para deixá-los fortes, resistentes e brilhantes. Para a pele o nutriente oferece mais elasticidade, porém, isto terá pouca influência no aspecto e evolução da celulite.
O que é Colágeno Hidrolisado?
O colágeno hidrolisado (tipo I) também é um derivado bovino com alto conteúdo proteico (84 a 90%), sua extração é feita em água (temperaturas entre 50 e 60ºC) ou através de enzimas, este processo de hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade, ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado.
O que é Colágeno Tipo 2?
O colágeno tipo II () por sua vez é extraído de aves (frango) por um processo diferente do que é utilizado para a extração da gelatina e do colágeno tipo I. Este processo é chamado de não-desnaturado e não-enzimático, ou seja, não é utilizado enzimas nem altas temperaturas, o que garante um colágeno sem alteração molecular (bioidêntico).
Qual a diferença entre os tipos de colágenos?
O colágeno tipo 1 é normalmente bovino e/ou suíno, aqui na Relva Verde ele é 100% bovino, o que garante uma maior qualidade ao colágeno. Ele é vendido hidrolisado e atua tanto nos ossos, músculos, pele, unhas e cabelos.
O colágeno tipo 2 é proveniente de aves, porém utiliza um processo diferente que é chamado de não-desnaturado e não-enzimático, ou seja, não é utilizado enzimas nem altas temperaturas, o que garante um colágeno sem alteração molecular (bioidêntico). É indicado nos casos de artrite e osteoartrite, artrose e osteoartrose, artrite reumatoide, poliartritereumatóide juvenil, lesão articular e lesão da cartilagem, inclusive nos casos de LER (Lesão por Esforço Repetitivo).
Qual o melhor colágeno para flacidez? E para as articulações?
Para evitar, prevenir e tratar a flacidez você pode utilizar qualquer tipo de colágeno ou gelatina, lembrando-se sempre de consumir também a vitamina C (em cápsula ou em natura). Já para as articulações o ideal é fazer o consumo do Colágeno Tipo 2.
Qual o melhor colágeno para pele, cabelos e unhas?
Qual a vantagem do colágeno com vitaminas?
Para que ocorra a produção de colágeno em nosso organismo é preciso a presença de vitamina C (Ácido Ascórbico), por isso algumas cápsulas de colágeno já são vendidas com Vitamina C.
Além do colágeno, os tecidos ósseo e conjuntivo, também requerem a presença de silício, um oligoelemento que, quando em deficiência, leva a debilidade dos tendões, ossos e a doenças esclerosantes como a artrose.
Colágeno ou Gelatina? O que é melhor?
A gelatina (tanto em pó quanto em cápsula) é um derivado bovino e tem a habilidade de formar géis estáveis e reversíveis. A principal diferença da gelatina para o colágeno (que compramos em pó ou cápsulas) é que a gelatina não passa pelo processo de hidrólise, ou seja, ela não é hidrolisada, mas também é colágeno (não hidrolisado)! A hidrólise quebra as moléculas, e sendo menores elas são mais facilmente absorvidas pelo organismo.
Qual Colágeno é Vegano?
Para os vegetarianos e veganos uma opção para substituição é o uso de
Ágar-ágar, proveniente de algas marinhas é uma fonte natural e vegetal de colágeno, que ainda possui muitas fibras e minerais.