A manteiga Ghee (https://www.lojarelvaverde.com.br/manteiga-ghee) é tradicionalmente produzida ao aquecer manteiga fresca e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado, translúcido e com perfume característico. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumida por pessoas que tenham intolerância à lactose.
Antes de começar a esclarecer essa dúvida, já adiantamos que você terá que ficar de olho nos ingredientes! Isso mesmo, não é mais tão simples assim diferenciar um e outro na hora da compra.
Com o aumento da demanda, a oferta também aumentou e a determinação entre manteiga, creme e pasta ficou só no conceito.
Por ?definição?, a Manteiga de Amendoim seria feita de amendoim com adição de algum tipo de óleo vegetal.
Também por ?definição?, a Pasta de Amendoim seria feita com açúcar refinado, sal e gordura hidrogenada.
E por fim, por ?definição?, o Creme de Amendoim seria feito com adição de outros ingredientes como cacau, avelã, açúcar mascavo, etc.
Mas não é bem assim que acontece hoje, na prática, ali na gôndola da loja!
A Manteiga de Amendoim, aqui no Brasil, acabou se tornando um creme de amendoim puro (https://www.lojarelvaverde.com.br/manteiga-de-amendoim-benni), só com o óleo do próprio amendoim, e com uma consistência um pouco mais ?fina? e ?leve? do que a pasta de amendoim.
Já as pastas de amendoim são encontradas de 2 tipos principais:
- As integrais (https://www.lojarelvaverde.com.br/pasta-amendoim) (onde o único ingrediente é o amendoim) e podem ser cremosas ou cremosas com granulados de amendoim.
- As mistas, onde são adicionados diversos outros ingredientes como chocolate, cacau, coco, avelã, açúcares, etc.
E o creme de amendoim, que normalmente tem a adição de outros ingredientes (cacau, coco, avelã, sal, açúcar ou adoçante) e uma consistência um pouco mais leve que a pasta de amendoim.
O tahine (https://www.lojarelvaverde.com.br/tahine) é uma pasta de sementes de gergelim muito utilizada no Oriente Médio. Ele é utilizado tradicionalmente em receitas árabes como falafel, hommus, baba ghanoush, shawarma, mas também pode ser utilizado em saladas, lanches, refogados de legumes, e até recheio de tapioca, crepioca ou panqueca. Outro uso é dissolvendo-o na água e utilizando como leite em receitas de bolos e doces e até mesmo no café.