Quais os benefícios do óleo de coco?
O óleo de coco se destaca, entre outras coisas, como: auxiliar na redução de peso, na redução do colesterol, na prevenção do envelhecimento precoce, prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda a reduzir as temidas estrias melhorando o aspecto da pele e auxilia na hidratação dos cabelos.
O óleo de coco possui ômega 6, ômega 9, antioxidantes, vitaminas, ácido láurico (presente no leite materno) que aumenta a imunidade e muitos outros nutrientes de extrema importância para o nosso organismo.
Como consumir óleo de coco?
O óleo de coco substitui os óleos vegetais e gorduras animais na maioria das receitas, sem alterar o paladar, também pode ser utilizado em saladas e refogados.
Pode substituir a manteiga ou margarina em receitas doces e pode turbinar o seu café!
Para que serve o óleo de coco?
O óleo de coco é um óleo vegetal prensado a frio, por isso ele possui múltiplas utilidades:
- Pode ser usado em suas receitas favoritas do dia a dia (cozinhar, assar, temperar saladas, fazer pães, bolos, biscoitos, refogados, etc).
- Na pele pode ser utilizado como hidratante e emoliente sendo eficiente como auxiliar no tratamento de erupções na pele de bebês, crianças e idosos. Também auxilia na recuperação e cicatrização de erupções vermelhas na pele.
- Você também pode utilizar o óleo de coco para tratar rachaduras nos pés (especialmente nos calcanhares) e como auxiliar no tratamento de micoses, basta aplicá-lo antes de dormir.
- Nos cabelos, além de combater a caspa, é muito eficiente na hidratação, nutrição e umectação de cabelos secos, ressecados e quebradiços (por composição natural ou ação de agentes químicos ? como tinturas, alisamentos, uso excessivo de chapinhas e secadores), proporcionando maciez profunda.
Quanto óleo de coco posso consumir por dia?
Você pode consumir até 3 colheres de sopa por dia. Ele pode soltar o intestino, neste caso reduza para 2 colheres por dia. Lembre-se que ele é um óleo, mesmo que extravirgem, prensado à frio, ele é um alimento calórico! Então é preciso moderação.
Óleo de coco emagrece?
O óleo de coco, apesar de calórico, pode auxiliar em processos de emagrecimento pois ele ajuda a acelerar a queima de gordura. Por ser rico em calorias ele também pode atuar proporcionando uma maior saciedade, diminuindo o apetite. Se o seu objetivo é emagrecer, o melhor é incluí-lo no cardápio com a orientação de um nutricionista ou médico.
O que é Bulletproof Coffee?
O café à prova de balas ou café blindado, turbo ou cetogênico tem se tornando frequente em dietas low carb, cetogênicas, jejum intermitente e por aquelas pessoas que querem adicionar um sabor diferente ao café. Ele é feito adicionando óleo de coco ou manteiga ghee ao café já coado. Há receitas que inserem ainda outros ingredientes como a canela.
Quais os benefícios do Azeite?
O Azeite também é obtido através da prensagem à frio, na maioria dos casos, das azeitonas (Azeite de Oliva), assim como o óleo de coco ele é um aliado da boa saúde, já que ele é rico em vitaminas e antioxidantes. Muitos estudos apontam que o Azeite de Oliva Extravirgem possui os seguintes benefícios:
- Auxilia na prevenção do Diabetes Tipo 2.
- Auxilia na saúde do coração.
- Ajuda a controlar a hipertensão.
- Reduz a perda de cálcio, prevenindo a osteoporose.
- Ajuda a reduzir o risco de câncer e depressão.
- Auxilia na boa digestão.
Qual o melhor óleo para o dia a dia?
O melhor óleo para o dia a dia depende muito do paladar de cada pessoa. Os óleos extravirgens e prensados à frio são as melhores opções pois mantém todos os nutrientes das plantas ou sementes de onde são extraídos. Os mais comuns são o Azeite de Oliva e o Óleo de coco, mas também são excelentes os óleos de abacate, chia, gergelim, linhaça, arroz, girassol e semente de uva.
O que é melhor: óleo ou azeite?
É preciso primeiro entender a diferença entre um e outro:
O óleo pode ser extraído de sementes, caroços, grãos e polpa de frutos. Já o azeite é um subtipo de óleo, que é extraído exclusivamente da polpa de frutos (como da azeitona). É importante destacar ainda que o Azeite é extraído por pressão (extração mecânica), enquanto os óleos, de modo geral, podem ser extraídos por pressão (prensagem à frio) ou de forma química.
Daí a importância de observar o rótulo do produto! Óleos obtidos por prensagem a frio são puros, assim como os azeites.